Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fake news e segurança do voto são temas de seminário no TRE-RS

    O TRE-RS promoveu, em parceria com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), o seminário Diálogos Eleitorais, na tarde desta segunda-feira (16), no Plenário da Casa. O evento cumpre o objetivo esclarecer dúvidas de radiodifusores e profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral.

    Na abertura, o presidente do Tribunal, desembargador Jorge Dall'Agnol, incentivou a participação ativa dos eleitores no pleito de outubro, pedindo para que não votem nulo ou em branco. "Isto em nada contribui para fortalecer o sistema democrático", afirmou. Dall'Agnol alertou, ainda, para o cuidado que os cidadãos devem ter para não compartilhar ou curtir conteúdos na internet sem saber do que tratam, fomentando, assim, a disseminação das chamadas fake news. Por fim, o desembargador, que presidirá as Eleições 2018 no Rio Grande do Sul, garantiu um processo eleitoral lúcido e legítimo, com plena confiança nas urnas.

    O presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, exaltou a Justiça Eleitoral gaúcha pelo empenho na realização do evento, uma parceria de sucesso entre as instituições. Em seguida, entregou um troféu de agradecimento para o presidente Dall'Agnol.

    A roda de conversa sobre os temas eleitorais foi comandada pela vice-presidente jurídica da Agert, Débora Dalcin. Ela começou o bate-papo pelo diretor-geral do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho da Cunha, que aproveitou para desfazer mitos eleitorais, como o de que mais da metade dos votos nulos nas urnas anularia o pleito - uma interpretação equivocada do Artigo 224 do Código Eleitoral. "Apenas os votos válidos são considerados para o resultado das eleições e escolha de candidatos", lembrou. O diretor-geral destacou também que a revisão biométrica do eleitorado torna o cadastro mais fiel e seguro para o pleito.

    O secretário judiciário do TRE-RS, Rogério Vargas, ressaltou o sucesso da parceria entre o Tribunal e a Agert. "Nos últimos 12 anos, tivemos apenas um processo na Corte envolvendo emissoras", disse. Ele ainda destacou que, pela legislação atual, emissoras de rádio e TV têm mais liberdade para fazer o acompanhamento jornalístico das campanhas, porém, não devem transcender o que diz a lei, usando de excessiva adjetivação.

    Logo após, o secretário da Corregedoria do Tribunal, Josemar Riesgo, explicou as novidades da legislação acerca da distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita e dos debates. Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, esclareceu que ausência do voto impresso - que teve sua inconstitucionalidade decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - não coloca em risco a segurança do voto eletrônico, utilizado no Brasil há 22 anos. Ele falou também sobre os vários mecanismos que comprovam a confiança no processo, como a app Boletim na Mão e a auditoria chamada de Votação Paralela, entre outros; e ferramentas de aprimoramento da identificação de eleitores, como a biometria e o E-título.









    Para finalizar, o desembargador eleitoral Miguel Ramos, membro do Pleno do TRE-RS, explicou como a Justiça Eleitoral brasileira vem trabalhando na educação de eleitores sobre as fake news. Em breve, o Tribunal lançará a campanha #vemvotar, com o intuito de aumentar a participação no pleito.


    Até o mês de agosto, acontecem mais cinco seminários Diálogos Eleitorais em diferentes cidades gaúchas. Depois de Porto Alegre, o evento ocorre nos municípios de Santa Rosa, Caxias do Sul, Santa Maria e Santana do Livramento.


    As datas dos Diálogos Eleitorais 2018 são as seguintes:

    Santa Rosa - 31/7, às 14h, na Acisap - Associação Comercial, Indústria, Serviços e Agropecuária (rua Dr. João Dahne, 328).

    Caxias do Sul - 3/8, às 14h, no Salão de Atos da UCS (rua Francisco Getúlio Vargas, 1130).

    Santa Maria - 9/8, às 14, no Park Hotel Morotin (BR 287 - KM 239 - nº 1981).

    Santana do Livramento - 10/8, às 14, no Fórum de Livramento (rua BR Triunfo, 450).


    Texto: Jônatas da Costa
    Imagens: Luiza Frasson

    ASCOM/TRE-RS

    • Publicações2011
    • Seguidores284484
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fake-news-e-seguranca-do-voto-sao-temas-de-seminario-no-tre-rs/601060507

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)