Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador Dall'Agnol toma posse como presidente do TRE-RS

    Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (25), o desembargador Jorge Luís Dall'Agnol foi empossado presidente do TRE-RS. Ele assume o lugar do desembargador Carlos Cini Marchionatti, que deixa o Tribunal após o final de seu biênio na Casa.

    Dall'Agnol já atuava no Tribunal desde 2017, como vice-presidente e corregedor, cargos que agora são assumidos pela desembargadora Marilene Bonzanini, que tomou posse na mesma ocasião. A magistrada é a terceira mulher a desempenhar essas atividades na instituição.

    Em seu discurso, o novo presidente agradeceu o apoio de familiares, amigos e colegas e disse sentir-se honrado em integrar a Corte. “A atividade jurisdicionária deste Tribunal sempre protagonizou julgados pioneiros e exemplares, que serviram de referência aos demais”, destacou. Dall'Agnol também ressaltou o empenho dos magistrados para realizar, em 2018, uma eleição segura e correta. "Os membros desta Corte, que assumem comigo esse compromisso, são desembargadores eleitorais íntegros, baseados em decisões justas, que podem garantir a lisura do pleito eleitoral", afirmou.

    Marchionatti recordou seus primeiros contatos com as eleições. "Aos doze anos, carregava urnas, contava votos como escrutinador, preenchia boletins e mapas", falou. O desembargador também agradeceu aos juízes de direito, promotores de justiça, órgãos públicos e servidores, que trabalharam para a preservação das Zonas Eleitorais, outrora suscetíveis de extinção. "Conseguimos manter a estrutura da Justiça Eleitoral no Interior sem que nenhuma Zona fosse fechada. Oito delas foram transformadas em postos de atendimento", destacou. Ao final do discurso, Marchionatti desejou uma boa gestão a Dall’Agnol e Bonzanini. "Com a autoridade constitucional que têm e investidos na forma da lei, apoiados pelos integrantes do Pleno do Tribunal e também dos servidores da Casa, o presidente e a vice dispõem de todos os meios para engrandecer a Justiça Eleitoral", concluiu.

    Dall'Agnol é natural de Porto Alegre e ingressou na magistratura em 1982. Atuou nas Comarcas de Flores da Cunha, Lagoa Vermelha, Bagé e Alvorada. Na Capital, foi titular da 3ª Vara de Família e juiz-adjunto da Corregedoria-Geral da Justiça em 1990 e, no ano seguinte, passou a atuar como juiz-corregedor, cargo que ocupou até 1995. Em maio de 1998, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS). Em 2006, assumiu como corregedor-geral da Justiça para o biênio 2006/2007. Atuou como 2º vice-presidente do TJRS no biênio 2008/2009.

    Bonzanini é natural de Estrela-RS e ingressou na magistratura em outubro de 1986, jurisdicionando as Comarcas de Encantado, Crissiumal e Caxias do Sul. Em Porto Alegre, jurisdicionou a 5ª Vara Cível e o 2º Juizado as 11ª Vara Cível do Foro Central. Em março de 2000, foi convocada para integrar a 2ª Câmara Especial Cível e, em julho de 2003, a 9ª Câmara Cível. Tornou-se desembargadora em setembro de 2004.

    Texto: Raquel Oliveira
    Imagem: Itamar Aguiar
    Supervisão: Jônatas da Costa
    ASCOM/TRE-RS
    • Publicações2011
    • Seguidores284485
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-dall-agnol-toma-posse-como-presidente-do-tre-rs/582497851

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)