Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadora Liselena Ribeiro é primeira mulher a presidir eleições no RS

    Em cerimônia ocorrida na tarde desta terça-feira (24), no plenário do TRE-RS, a desembargadora Liselena Robles Ribeiro tomou posse no cargo máximo da Justiça Eleitoral gaúcha. Ela é a primeira mulher a presidir um processo eleitoral no Rio Grande do Sul.

    Em seu discurso, Liselena destacou o voto com identificação biométrica nas Eleições 2016, que alcançará 98% dos municípios gaúchos, e a necessária comunicação eficaz para transmitir ao eleitor a segurança da votação eletrônica brasileira, que completa 20 anos neste pleito municipal. Ela também afirmou que a Justiça Eleitoral "não se omitirá diante de qualquer abuso que macule a sufrágio".

    A nova presidente ingressou na magistratura em 1985 e atuou nas Comarcas de Mostardas, Dois Irmãos, Espumoso, Santa Maria e Porto Alegre. Foi juíza-corregedora entre 1992 e 1994 e se tornou desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado em 1998.

    A magistrada atuava no TRE-RS desde 2015, como vice-presidente, corregedora e ouvidora. Ela assumiu o cargo de presidente no lugar do desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, que despediu-se do Tribunal após dois anos de atuação. Em sua fala, ele elencou realizações da gestão à frente da Instituição, como a implantação do processo judicial eleitoral eletrônico, o recadastramento biométrico, o aprimoramento dos mecanismos de fiscalização de contas partidárias e eleitorais, o fomento ao estudo - por meio da Escola Judiciária Eleitoral do RS (EJERS) - e a promoção de campanhas de orientação ao eleitor, como a campanha Mesário Voluntário.

    Na mesma cerimônia, o desembargador Carlos Cini Marchionatti assumiu as funções de vice-presidente, corregedor e ouvidor do TRE-RS. Seu ingresso na magistratura gaúcha ocorreu em 1985. Em dezembro de 1999 passou a desempenhar suas atividades como juiz convocado no TJ, na Câmara Especial Criminal, tendo sido promovido a desembargador em junho de 2001.


















    Texto: Jônatas da Costa
    Fotos: Alexandre Kupac e Érik Pastoris
    ASCOM/TRE-RS

    • Publicações2011
    • Seguidores284485
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-liselena-ribeiro-e-primeira-mulher-a-presidir-eleicoes-no-rs/341785257

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)