Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Analista judiciária do TRE-RS palestra na Justiça Federal

    A analista judiciária da Seção de Assuntos Judiciários do TRE-RS, Adriana Sampaio, ministrou palestra nessa quarta-feira (27), na Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), em Porto Alegre. A conferência abordou o tema "Direitos Humanos e Direitos das Mulheres". A atividade foi acompanhada por estudantes de ensino médio – vinculados ao projeto Pescar – e ensino superior; servidores das Justiças Eleitoral e Federal e pelo defensor público da União, Daniel Mourgues Cogoy.

    O evento integrou um ciclo de palestras promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos da JFRS, que ocorrerá ao longo de todo o ano de 2016. A proposta é apresentar diversas áreas e temas do Poder Judiciário pelo âmbito do gênero feminino: Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Estadual (Lei Maria da Penha) e Justiça Eleitoral, pela Escola Judiciária Eleitoral.

    A analista do TRE-RS comentou a oportunidade de falar sobre Direito Eleitoral vinculado ao gênero feminino na JFRS: "Foi bem ampla a gama de formação dos espectadores, nem todo mundo tinha intimidade com Direito Eleitoral. Tentei falar para os que conhecem ele, de forma que seja profunda o bastante, e, ao mesmo tempo, para quem não tem a menor ideia do que é o Direito Eleitoral" , explicou.

    Adriana avaliou a dificuldade de inserção da mulher no ambiente político brasileiro: "Eu fiz uma pesquisa em relação às deputadas estaduais eleitas em todas as assembleias, em 2014, e apurei que, dos 30% das vagas destinadas ao gênero feminino, só 11% entraram. Desses 11%, 7% já estavam na política, pois são esposas, filhas ou parentes de políticos e só os 4% restantes tinham começado do zero", explicou.

    Adriana Sampaio é formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, desde 1993, e, em 2004, graduou-se em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Em 2015, concluiu o mestrado em Ciências Jurídico-Forenses pela Universidade de Coimbra — Portugal.


    Texto: Fábio Gonçalves (Estagiário de jornalismo)
    Foto: Jonathan Armani (SECOS/JFRS)

    Supervisão: Rodrigo Aguiar
    • Publicações2011
    • Seguidores284482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/analista-judiciaria-do-tre-rs-palestra-na-justica-federal/332843745

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)