Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procurador Regional Eleitoral enaltece a memória e a democracia em cerimônia de recondução ao cargo

    Em cerimônia ocorrida no plenário do TRE-RS, nesta terça-feira (6), o procurador regional eleitoral, Marcelo Veiga Beckhausen, foi reconduzido ao cargo por mais dois anos. O evento foi dirigido pela presidente em exercício do TRE-RS, desembargadora Liselena Robles Ribeiro. A magistrada destacou a atuação de Beckhausen ao longo da campanha eleitoral de 2014, quando a procuradoria eleitoral atuou decisivamente para coibir excessos e preservar a legalidade e legitimidade do processo, salientando, ainda, seu apoio às atividades da Escola Judiciária Eleitoral do RS (EJERS).

    Beckhausen, em seu discurso, destacou o ganho social representado por quase 30 anos de normalidade democrática. "Democracia é o melhor remédio para combater crises políticas e econômicas", afirmou. O procurador fez referência a recentes manifestações populares que propõem o retorno da ditadura militar e ao ódio que - constata - espalha-se pelas redes sociais. "Tais manifestações são um paradoxo: só existem pois há democracia e, ao mesmo tempo, pedem o fim do sistema democrático", afirmou.

    Ao término de sua fala, assim como havia feito em 2014, quando foi empossado na Procuradoria Eleitoral, Beckehausen citou a filósofa alemã Hanna Arendt, numa referência ao cenário politicamente delicado que esboçara pouco antes. A citação, que afirma que "toda dor pode ser suportada, se sobre ela puder ser contada uma história", foi articulada com uma reflexão sobre a história do processo político brasileiro, que, destacou, "possuiu marcas dolorosas, cicatrizes deixadas por ditaduras e desrespeitos à lei e à pátria. Narrar a dor e o medo que surgiram nestes momentos é possível quando há liberdade para se falar. Quem pede a volta da ditadura quer impedir que tais histórias sejam contadas."

    Natural de Porto Alegre, Marcelo Veiga Beckhausen comandará a PRE até 2017

    O procurador regional eleitoral é natural de Porto Alegre e formou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS). É mestre em Direito Constitucional pela Universidade do vale dos Sinos (Unisinos), instituição da qual é professor. Desde 1996, é membro do Ministério Público Federal. Atua no TRE-RS desde março de 2012, como procurador regional eleitoral substituto. No dia 27 de março de 2014 tornou-se o titular do cargo, ao qual foi reconduzido nesta terça-feira (6).

    O cargo de procurador regional eleitoral substituto, que era ocupado por Maurício Gotardo Gerum, agora está sob responsabilidade de Luiz Carlos Weber. Membro do Ministério Público Federal desde 1996, Weber é natural de Cacique Doble, interior do RS.









    ASCOM/TRE-RS
    • Publicações2011
    • Seguidores284481
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procurador-regional-eleitoral-enaltece-a-memoria-e-a-democracia-em-cerimonia-de-reconducao-ao-cargo/240311730

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)