Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Preocupação com acessibilidade marca recadastramento biométrico no RS

    O processo de recadastramento biométrico, em que o eleitor deve comparecer à Justiça Eleitoral para revisar seus dados e ter a imagem e as digitais coletadas eletronicamente, está ocorrendo em 100 municípios gaúchos. Com o objetivo de atender com comodidade o público formado por eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, os cartórios montaram estruturas especiais de atendimento.

    Em cidades com grandes eleitorados, como Caxias do Sul, na Serra Gaúcha e Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, os lugares reservados para o atendimento preferencial ocupam importantes espaços nas Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs).

    Na cidade serrana, segundo esclarece o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral (ZE), Edson Borowski, "dos 35 guichês para atendimento, seis são adaptados para receber este público, com o espaço de 1,40m permitindo o atendimento do eleitor em cadeira de rodas, além da identificação com o piso podotátil. Já entre os 35 lugares para sentar na sala de espera, reservamos 14, com as cadeiras identificadas na cor vermelha". A 169ª ZE coordena a Justiça Eleitoral em Caxias do Sul, que também conta com a 16ª e a 136ª ZEs.

    Biometria está na terceira etapa no Rio Grande do Sul

    A Justiça Eleitoral gaúcha atravessa a terceira etapa do processo de recadastramento biométrico. Além das 100 cidades que estão passando pelo procedimento, 14 já encerraram os trabalhos e outras 26 passarão pelo recadastramento nesta fase. O comparecimento é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor.

    O recadastramento biométrico teve início em 2009, com a revisão do eleitorado do município de Canoas. A segunda etapa ocorreu entre 2013 e 2014, e envolveu outras 185 cidades. O processo está sendo realizado em fases, em função da disponibilidade de equipamentos e mão de obra. Até a eleição de 2016 serão 326 municípios com o processo concluído.



    ASCOM/TRE-RS
    • Publicações2011
    • Seguidores284484
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/preocupacao-com-acessibilidade-marca-recadastramento-biometrico-no-rs/225424594

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)