Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plebiscitos movimentam a política gaúcha desde o Século 19

    O Rio Grande do Sul possui uma longa e curiosa história vinculada às consultas populares, em especial os plebiscitos. Segundo registram pesquisadores, teria ocorrido em São Borja a primeira proposta de um plebiscito realizada por uma casa de representantes no Brasil. Os vereadores da localidade aprovaram, em 13 de janeiro de 1888, uma moção que propunha a realização de uma consulta nacional sobre a sucessão em caso de morte do imperador D. Pedro II, àquela altura gravemente enfermo. O pedido foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Província do RS para posterior envio à Assembleia Nacional, então localizada no Rio de Janeiro. Várias outras Câmaras municipais referendaram a proposta. A repressão imperial não tardou, o que levou ao fechamento da Câmara de São Borja, quando vários dos vereadores tiveram que buscar exílio em Santo Tomé, na Argentina.


    Em 1963, ocorreu o primeiro plebiscito nacional da história brasileira. Os eleitores foram consultados sobre a preferência entre os sistemas parlamentarista - em vigor desde 1961, após a renúncia de Jânio Quadros - e presidencialista. Coincidentemente, o resultado do plebiscito reestabeleceu os poderes de um presidente natural da mesma São Borja, João Goulart, o Jango. O processo envolvendo tanto a renúncia de Jânio Quadros, quanto a adoção do parlamentarismo, é um marco na história política do RS. Quando Jânio abandonou o governo, em agosto de 1961, os ministros militares e vários congressistas tentaram impedir a posse de Jango. Foi a resistência da população gaúcha, liderada pelo governador Leonel Brizola, que sustentou a solução de compromisso resultante no regime parlamentar e garantiu a transição pacífica. O episódio ficou conhecido como o Movimento da Legalidade.

    Após o término do regime militar, nas décadas de 1989 e 1990, vários plebiscitos municipais foram realizados para definir a criação de novos municípios no Estado. Algumas consultas tiveram relação com o processo de desenvolvimento da urna eletrônica brasileira. Em meio à consolidação da máquina de votar, que seria utilizada pela primeira vez em 1996, quatro localidades utilizaram um sistema eletrônico de votação, ainda sem a interface com a urna que conhecemos atualmente - eram microcomputadores colocados à disposição dos eleitores. As localidades escolhidas para os testes foram a Colônia de São Pedro (ligada à Torres), Monte Alegre (General Câmara), Boa Saúde (São Leopoldo) e Parque Índio Jary (Viamão). Os resultados dos testes forneceram dados importantes para o desenvolvimento tecnológico da Instituição.

    ASCOM/TRE-RS

    • Publicações2011
    • Seguidores284482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plebiscitos-movimentam-a-politica-gaucha-desde-o-seculo-19/213902163

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)